viernes, 5 de octubre de 2012
Messi supera marca de Pelé e entra para história do futebol
Existe alguém que reúne todos os elementos do que consideramos futebol bem jogado. Vive na nossa época e atende pelo nome de Lionel Messi. Nasceu no lado argentino do Rio da Prata e desde menino radicou-se na Espanha. Floreceu na Catalunha e se tornou uma máquina de quebrar recordes e tabus.
A mais nova marca alcançada pelo gênio argentino foi quebrar o recorde que era de ninguém menos que o maior atleta do século 20. Isso mesmo, Messi ultrapassou Pelé e é o jogador que mais fez gols em uma única temporada na história do futebol. 78 gols contra 77 do mito brasileiro.
Marca expressiva que denota para desespero dos saudosistas, que Messi tem tudo para se consolidar como o maior atleta do século 21. Ele atingiu a marca no jogo que deu mais um título ao Barcelona e encerrou o ciclo de Guardiola. Pep se despede como o treinador mais vitorioso da história do clube com 14 títulos entre 19 possíveis em quatro temporadas
O último foi a Copa do Rei. E veio com uma vitória imperiosa por 3 a 0 diante do Athletic Bilbao, comandado por um dos melhores treinadores do mundo, Marcelo Bielsa. No fim do jogo, El Loco Bielsa deixou de lado as esperadas comparações entre Pelé e Messi. "Desfrutei de Pelé, Maradona e desfruto de Messi. Não acho que tem que se fazer comparações, elas só servem para engrandecer e apequenar os outros", afirmou.
E Bielsa tem razão. Pelé é um mito eterno, assim como Maradona e Messi também são. Como Zidane e Nilton Santos. Gênios do futebol são raros e devem ser admirados. Pura bobagem se negar a enxergar o talento de Messi. Fechar os olhos para isso não honra Pelé. É só um traço de bairrismo bobo. Infelizmente não pude ver o maior 10 da história do Santos de perto. Mas, posso ver Messi pelos campos do mundo ou mesmo em HD. Só resta aos apaixonados por futebol desfrutar o talento de gênio do Barça. Não há do que reclamar.
Ficha técnica
Os 78 gols de Messi em 2011/2012 (de agosto a maio)
50 no Campeonato Espanhol;
14 na Champions League;
3 na Copa do Rei;
3 na Supercopa da Espanha;
2 no Mundial de Clubes;
1 na Supercopa da Europa;
5 pela seleção argentina (3 em amistosos e 2 nas Eliminatórias da Copa).
Os 77 gols de Pelé em 1958 (de janeiro e dezembro)
58 no Campeonato Paulista;
8 no Torneio Rio-São Paulo;
2 no duelo Santos x Seleção Paulista;
9 pela seleção brasileira (6 na Copa do Mundo e 3 em amistosos).
Os títulos de Messi em 2011/2012 (de agosto a maio)
Campeão mundial de clubes;
Campeão da Copa do Rei;
Campeão da Supercopa da Espanha;
Campeão da Supercopa da Europa.
Os títulos de Pelé em 1958 (de janeiro a dezembro)
Campeão da Copa do Mundo;
Campeão da Copa Oswaldo Cruz;
Campeão paulista;
Ariete09
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario